Mas de qual marketing estamos falando?
Percebo uma enorme diferença entre o que é marketing em sua pura essência e o que os departamentos de marketing desenvolvem dentro das empresas. Na realidade muitas empresas poderiam ter um sucesso sem um departamento de marketing. Por que não é a estrutura setorial que define o sucesso de uma empresa, mas sim a sua mentalidade de gestão e foco no cliente. Certa vez o presidente da Southwest Airlines, Herb Kelleher, falou: “Não temos um departamento de marketing; temos um departamento de cliente.” Nesta sabia afirmação Kelleher evidencia que os resultados de marketing não são trazidos por meio do marketing, e sim nas formas pelas quais as empresas praticam o tão mencionado “foco no cliente”. Philip Kotler, no livro Marketing para o Século XXI, reafirma que o pensamento sobre marketing não deve ser setorial e centralizado dentro e um departamento, porém muitos gestores não entendem que o mais importante é a organização, como um todo, se engajar diariamente em prol do melhor atendimento aos seus clientes e prospects. E o atendimento de uma empresa não é necessariamente realizado pela pessoa que tira o telefone do gancho e diz o nome da marca, nem tão pouco por quem responde os emails externos, o atendimento engloba toda a corporação, pois toda empresa é também uma empresa de atendimento. Da logística ao setor de TI, todos devem entender como suas atribuições impactam a percepção do público-alvo com relação à marca e decisão de compra dos clientes. Segundo Kotler: “Qualquer departamento pode tratar os clientes bem ou mal, e isso influenciará o interesse desses clientes pela empresa.”
É importante saber que a marca, dentro desse paradigma, é a mais afetada. Até porque se ela for destinada e associada somente à atividade econômica da corporação é um sinal claro da fragilidade da organização.
Para o especialista em gestão de marca (branding) e autor de BrandMindset, Duane E. Knapp, as marcas genuínas são aquelas que estão fora da atividade econômica da empresa, por exemplo:
Como podemos perceber nos exemplos acima, empresas fazem coisas comuns e as marcas fazem coisas especiais e únicas. E para que os clientes vejam verdade nas mensagens de comunicação que, meramente, dizem que a marca é especial, faz-se necessário um engajamento de toda corporação em prol dessa promessa da marca. Todos os setores devem possuir um objetivo comum em suas diferentes atividades: a satisfação e sucesso dos seus clientes. Só assim uma organização pode desenvolver uma vantagem competitiva que fidelize seus clientes e contribua para o aprimoramento da imagem da marca.
Ainda pergunto: Quem é do marketing?
Parabéns a todos da Equipe da Assecc do Brasil.
ResponderExcluirO novo portal ficou Ótimo!!!
Parabéns, este portal de Consultas ficou muito BOM. Pois consigo todas as consultas de Cheques, pendências financeiras e localizações de DDD/telefone, CPF ou CNPJ, nome e endereço.
ResponderExcluirNão posso deixar de parabenizar também pelo Sistema Assecc Localizador - Ficou muito bom com a facilidade do Mapa e também com a Informação se tem Telefone no endereço.